O que é menopausa?
O termo confunde muitas pessoas, mas significa a última menstruação da mulher e a entrada numa fase chamada climatério. É uma mudança que impacta muito a vida de várias mulheres, pois para muitas é bastante sintomática.
Nos anos 2000, surgiram vários estudos importantes apontando os benefícios da Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Esses estudos levaram a Endocrine Society a rever essas publicações com critérios técnicos rigorosos, classificando os achados por níveis de evidência nos estudos selecionados.
Os benefícios com alta evidência de eficácia são:
Controle dos fogachos (ondas de calor, frios, sudorese).
Melhora dos sintomas urogenitais (incontinência, bexiga hiperativa, ressecamento vaginal e infecção urinária de repetição).
Melhora da osteoporose pós-menopausa.
Diminuição do risco de câncer de intestino.
Diminuição do risco de Alzheimer.
Todos esses achados estão relacionados ao início precoce da reposição, nos 10 primeiros anos do climatério.
Toda reposição hormonal precisa ser avaliada individualmente, analisando os riscos e benefícios de cada paciente, principalmente para câncer de endométrio, mama, doença cardiovascular e trombose venosa. Isso é especialmente importante para mulheres obesas, tabagistas, com história familiar de câncer de mama.
Os estudos apontam que o impacto dos maus hábitos de vida é mais importante do que a terapia de reposição hormonal.
Cada caso precisa ser avaliado individualmente para traçarmos uma estratégia, mas, com certeza, quanto mais cedo, melhor.!
-
.
Comentários
Postar um comentário