Dia Mundial da Obesidade: Por que Precisamos Falar Sobre Isso ??
Dia 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade, uma data para refletirmos sobre um problema de saúde pública que ainda é, muitas vezes, tratado como uma questão estética e menor. A obesidade, no entanto, vai muito além disso: ela aumenta os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer e até condições neurodegenerativas como o Alzheimer.
Segundo o Ministério da Saúde, as taxas de obesidade em adultos quase triplicaram desde 1975 e quintuplicaram para as crianças.
Prevenção Começa na Infância, investir em políticas públicas que incentivem bons hábitos desde cedo é essencial. Além disso, garantir que todos tenham acesso fácil a tratamentos, pode fazer uma grande diferença na luta contra a obesidade. Precisamos exorcizar a demonização de medicamentos sérios e mal utilizados para tratar a doença obesidade.
A revista cientifica Lancet Diabetes e Endocrinology, publicou um consenso de especialistas no assunto, que se reuniram entre 2022 a 2024 , que sugerem uma nova classificação para obesidade.
O tradicional **IMC (Índice de Massa Corporal)** tem suas limitações, pois nem sempre reflete o risco real de uma pessoa. Por exemplo, indivíduos com gordura acumulada na região abdominal podem ter alto risco cardiovascular, mesmo com um IMC dentro do esperado. Ou pessoas musculosas podem ter o IMC superestimado.
Uma nova proposta inclui a categoria, a obesidade pré-clínica, que identifica pessoas com algum acúmulo de gordura e com saúde preservada mas tem um risco variado de desenvolver uma doença como diabetes etc.
Vem também desta discussão o termo Obesidade Clínica, aquele que tem acúmulo de gordura, já com lesão orgânica e tendência as complicações já conhecidas.
A fita métrica está ganhando maior espaço nos consultórios como uma ferramenta simples e eficaz para avaliar riscos relacionados à gordura abdominal, complementando o uso da balança. Mas isto é assunto para o nosso próximo Blog.
--
Comentários
Postar um comentário